Ballet

Ballet

O Ballet

É uma atividade muito comum na infância e uma das mais indicadas para essa faixa etária. Um ótimo exercício físico, além de ser também uma forma de arte muito apreciada por sua beleza e graciosidade.

É uma atividade que pode contribuir bastante com o desenvolvimento da criança em vários aspectos, tanto na saúde física, quanto no seu desenvolvimento emocional e social.

O ballet é um dos exercícios físicos mais completos que existem. Ele conta com giros, saltos, alongamentos e diversos outros movimentos que trabalham a estrutura muscular e ajudam a criança a desenvolver inúmeras habilidades motoras e corporais.

O ballet também pode contribuir muito com o desenvolvimento psicossocial das crianças. Isso porque, como se trata de uma atividade coletiva, ele se torna um meio de socialização para os pequenos, o que é benéfico principalmente para os mais tímidos. Por esse motivo, também, eles desenvolvem habilidades como a cooperação e a comunicação.

A autoestima e a autoconfiança são trabalhadas principalmente nas apresentações, de modo que a criança possa ter segurança para se expor em público. Além disso, por ser uma prática que libera endorfina, o ballet também ajuda muito as crianças estressadas ou ansiosas, bem como faz com que elas adquiram noções de disciplina.

Venha conhecer nossa escola, que segue a metodologia inglesa da RAD, onde a criança inicia na dança aos 03 anos (baby class), época que o sistema psicomotor começa a assimilar melhor e fixar com mais facilidade os movimentos e os exercícios propostos.

Aqui, dançar é também uma diversão! Escola com ensino sério e qualificado!

A importância do Ballet de Repertório para a criança

Ballet de repertório é um tipo de espetáculo caracterizado por apresentar uma história completa dentro dele. A sua estrutura é narrada por meio da dança e dos gestos.

A estrutura é bastante semelhante à de uma peça teatral, com cenas, atos e uma narrativa com começo, meio e fim. A diferença, porém, é que no ballet nenhuma fala é proferida: tudo é dito com o corpo e as expressões faciais.

É muito importante que a criança vivencie de perto o ballet de repertório, por ser uma arte que envolve o corpo e expressão facial, pois transcende a perfeição técnica e pede muita emoção.

O rosto de quem dança provoca sensações em quem assiste. Quantas pessoas já chegaram às lágrimas ao ver um lindo espetáculo de ballet? É a expressão facial, tão humana e reconhecível, que conecta bailarinos e público.

O Ballet de Repertório, tem como objetivo apresentar às crianças o universo da dança e a estimulação motora, sensível e cognitiva, através do movimento, suas sensações físicas e proprioceptivas, buscando a exploração dos elementos da dança.

Despertar na criança o prazer pelo movimento e a consciência corporal e introduzir exercícios coreografados para desenvolver o ritmo, musicalidade, coordenação motora além da expressividade, preparando esta criança para as apresentações e espetáculos.

Ballet Clássico, são associados a vários exercícios do mundo fitness?

São vários os benefícios que o Ballet adulto pode trazer para nossa vida.

Veja só: 

  • Diminuir o culote
  • Fortalecimento das pernas
  • Acelerar o metabolismo
  • Definir a musculatura
  • Desinchar o corpo
  • Trabalhar a flexibilidade
  • Elevar a autoestima,
  • e muitos outros!

O ballet clássico surgiu nas cortes italianas no século 16. A dança surgiu durante o período renascentista, e era apresentada em festas aristocráticas para entretenimento da nobreza. O primeiro espetáculo de ballet da história aconteceu em 1581, ele durava mais de cinco horas e havia falas, poesia, canto e uma orquestra.

O ballet chegou à França quando Catarina de Médicis, italiana, casou com o rei Henrique II, francês.

Desde então, a dança ganhou mais força na França, sempre sendo promovida dentro de eventos que estimulavam diversas áreas da arte, como a música e a pintura. No século XIV, o rei Luís XIV foi um de seus grandes apoiadores, inclusive se tornando bailarino de muito romantismo. Nessa época também surgiu a característica da dança na ponta dos pés.

A Rússia esteve sob grande influência do ballet na metade do século XIX, sendo berço de renomados bailarinos e coreógrafos, o que se estendeu por toda a história, até os dias atuais. Foi nesse país que cresceu a exigência por movimentos com extrema classe e de técnica muito apurada.

As companhias de ballet ao redor do mundo estão cada vez mais fortes e a dança é uma forma de arte estabilizada, que influencia diretamente muitos outros estilos.

O ballet moderno e contemporâneo deu mais expressividade à dança, ao permitir a influência urbana e a personalidade de cada um dos bailarinos e coreógrafos, que continuam inventando novos passos e movimentos em prol da evolução e da manutenção dessa cultura. Tradicional, a dança segue conquistando adeptos por todo mundo e sendo fundamental para as danças e para a arte!

Para dançar basta querer. Ainda dá tempo de correr atrás daquele seu sonho de infância!